O Programa de Estágio em Ciência ocorre anualmente nas formas presencial, on-line e híbrido com colocação de estudantes de ensino médio junto a pesquisadores da Universidade da Califórnia Santa Cruz. A inscrição na chamada brasileira pode auxiliar no pleito de bolsas de alojamento, alimentação e taxas escolares nos valores de 25%, 50%, 75% e 100%.
Esta iniciativa surgiu através de investimento público brasileiro no programa Ciência sem Fronteiras (CsF) . Por meio de palestras, cursos, desenvolvimento de ferramentas computacionais e cooperações internacionais, visamos facilitar o aceso ao conhecimento da programação computacional, também conhecido como bioinformática, a estudantes do Brasil e outros países.
As colaborações envolvem mentoria de estudantes no Science Internship Program (SIP), (programa de estágio em ciência) e no Bioinformatics Bridge Course (Curso Ponte de Bioinformática) ofertados na Universidade da Califórnia Santa Cruz (UCSC) e pelo Instituto de Genômica da instituição, respectivamente.
A proposta é do Gepoliano Chaves, Ph. D. em Engenharia Biomolecular e Bioinformática pela Universidade da Califórnia Santa Cruz. Gepoliano é mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em ciências pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente desempenha pesquisa pós-doutoral na Universidade de Chicago, além de atuar como mentor do SIP e Instituto de Genômica UCSC.
As inscrições são abertas em 1º de março e terminam em 31 de março de cada ano.